Portal do Holanda aceita ser a segunda voz da CBN

O Dia Seguinte à vergonha pública não poderia ser diferente para o radialista Ronaldo Tiradentes. Depois de ver começar a ruir a história da “punição exemplar” de Bianca, o único acusador da médica ficou sem saída. Sua única opção era apelar a veículos mais lidos, como o Portal do Holanda, do blogueiro Raimundo Holanda. Ainda ontem, depois da constrangedora decisão de Cezar Bandiera, Ronaldo fez o que podia. Voltou a ofender a médica, imputando-lhe acusações que nunca provou. Ignorado pelos leitores de seu blog e incapaz de publicar comentários favoráveis à médica, mandou seu texto para o blogueiro Holanda.

Não foi a primeira vez. Em 22 de setembro, a suspensão de Bianca, decretada pelo prefeito Amazonino Mendes, virou manchete do Portal do Holanda, que a chamou de “gazeteira”, fazendo coro com a CBN. Sobre a decisão judicial de ontem, suspendendo a punição por indícios de que o processo administrativo foi realizado de forma ilegal (sem provas e com mudanças estranhas de foco), nem Ronaldo nem Holanda arriscaram falar.

Raimundo Holanda é conhecido pela agilidade com que publica as matérias que recebe e com que transcreve publicações oficiais em forma de notícia. É também defensor da imparcialidade e do bom jornalismo. O site O Caso Bianca Abinader então pergunta: O que faltou para Raimundo Holanda publicar a reviravolta na sua manchete principal do dia 23 de setembro?

A versão do criminoso

Apesar de parecer justo, não pedimos que a imprensa tome o lado da vítima, Bianca Abinader.

Mas ajudar o criminoso a reescrever a história é um pouco demais. Se a lógica do Portal do Holanda é esta, sugerimos àqueles PMs amazonenses filmados atirando num adolescente (imagem que correu o Brasil meses atrás), escrevam-lhe uma carta, culpando o menino por não ter morrido e o acusando de ser o poderoso da história. Derrotado, Ronaldo Tiradentes, amigo do prefeito, do governador, de juízes e procuradores alega que o lado forte da corda é o da vítima, Bianca.

Não é papel da imprensa transformar mentira em verdade. O papel da imprensa é noticiar e, num caso desses, dar espaços iguais aos dois lados da história. Se negar a noticiar uma decisão judicial já depõe muito contra Raimundo Holanda. Dar visibilidade a acusações derrubadas na Justiça é impensável.

Ontem, na internet, um leitor do Portal do Holanda perguntava:

— Ainda não avisaram ao Holanda que a suspensão foi suspensa? Ou como as empresas de ônibus ele também precisa de 72 horas para “reprogramar as catracas”?

Recados ao juiz e ao prefeito

Em sua decisão liminar, Bandiera, da 1ª Vara Pública Municipal, encontrou indícios de que o processo administrativo que suspendeu Bianca foi ilegal. Não havia provas do “crime” e a presunção de sua inocência foi ignorada. A punição foi suspensa, o juiz intimou o prefeito Amazonino Mendes e sua cúpula a cumprirem a decisão e Bianca já pode voltar ao trabalho, depois de mais de um mês afastada e sem remuneração.

Na mesma decisão, o juiz ainda precisou ensinar a Ronaldo noções básicas de direito. O radialista tentava figurar, numa causa entre a uma médica e o prefeito, como entidade interessada numa polêmica sobre temas constitucionais.

A derrota e a vergonha são de Ronaldo, mas quem paga o pato é Amazonino e o juiz Bandiera.

No texto republicado por Holanda, Ronaldo acusa a comissão de sindicância da Prefeitura de fazer “vista grossa” sobre malfeitos de servidores. No espaço dos leitores, onde Ronaldo especializou-se em comentar os próprios textos, anônimos começam a insinuar que Cezar Bandiera é desonesto. Um dos leitores fazia referência a uma mansão do magistrado,
localizada no condomínio de luxo Ephigênio Salles, na zona centro-sul de Manaus.

Para o autor do comentário aprovado por Ronaldo, morar no Ephigênio Salles é sinal de safadeza. Depois de dar o recado, Ronaldo apagou do seu site o comentário ofensivo a Cézar Bandiera.

O próprio Ronaldo Tiradentes mora no condomínio Ephigênio Salles.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Portal do Holanda aceita ser a segunda voz da CBN

  1. JULIA disse:

    Que bom que existe algum juiz em Manaus que realmente faz seu trabalho de forma decente, ou seja, com imparcialidade. Está de parabéns! Absurdo agora ficarem tentando denegrir seu nome. Sinceramene espero que tudo acabe bem e que a justiça seja feita.

  2. anunciação disse:

    Continuo torcendo para que tudo dê certo para Bianca.Que a justiça e a liberdade de expressão prevaleçam sempre.

  3. joão Dias disse:

    E o pior é que o Holanda não tem vergonha na cara,pois ele mesmo foi achincalhado pelo este mesmo Ronaldo ,chamando-o até de “Rato de esgoto”.Até onde vais a dignidade humana..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s