A CBN Manaus ataca novamente

Na última terça-feira (15), precisamente às 12h15 da tarde, o radialista Ronaldo Tiradentes, dono da rádio CBN em Manaus, invadiu a unidade de saúde Amazonas Palhano, no São José, Zona Leste da cidade.

Visivelmente descontrolado, o radialista perguntava pela médica Bianca Abinader, contra quem iniciou uma campanha pessoal em janeiro de 2010. Desde o dia 7 de fevereiro de 2011, Bianca atende os pacientes da manhã, entre 8h e meio-dia.

Quinze minutos após saída da médica, munido de uma filmadora, Ronaldo iniciou “reportagem” questionando pacientes que aguardavam consulta para outros médicos, do horário da tarde. Ronaldo queria saber se eles conheciam a médica “que não trabalhava”. Chegou a confundir um dos pacientes, que achava que se tratava de uma médica de outra Unidade, na qual Bianca nunca trabalhou.

O dono da CBN gritava com os funcionários, insistindo que a médica era “gazeteira” e que não atendia seus pacientes. A equipe de saúde, colegas da médica que convivem com Bianca há pouco mais de um mês, saiu em defesa da médica.

Ronaldo não aceitou. Diante de pacientes diabéticos e hipertensos, chegou a dizer para um dos funcionários, Fernando Cabral, assistente de saúde,  que ele não precisava “encobrir” ninguém. O rapaz afirmou que não precisava encobrir ninguém, pois ele estava falando apenas a verdade.

Outros funcionários se manifestaram. Uma auxiliar do posto, Izabel Rosas,  se aproximou e questionou se ele sabia quem era o jornalista que perseguia a médica, porque ela já tinha ouvido falar que Bianca estava sendo perseguida há mais de um ano. Ronaldo afirmou que era ele mesmo, Ronaldo Tiradentes, e que ela podia avisar para a Dra. Bianca Abinader que ele tinha vindo ali procurá-la.

Ronaldo continuava alterado, invadindo as dependências internas do posto de saúde. Exigia a presença da diretora do posto, a Sra. Eurinete Santana. Eurinete foi encontrada pelo próprio Ronaldo, enquanto almoçava na copa da unidade. Filmada pelo radialista enfurecido durante sua refeição, a diretora foi cobrada sobre a presença de sua médica.

Ao contestar as acusações de Ronaldo, que persistia acusando a médica de não estar trabalhando, Eurinete desmentiu a informação, alegando que ela trabalha todos os dias, afirmando inclusive que ela era uma das poucas profissionais do posto que realmente cumpria o horário todo, além de atender todos os seus pacientes agendados.

Ronaldo então alegou que a médica deveria cumprir 6 horas/dia, quando Eurinete o desmentiu novamente, afirmando que todos os médicos de sua unidade deveriam cumprir, por contrato, apenas 20 horas semanais (4 horas/dia).

Ao menos uma dúzia de testemunhas presenciou o ataque do radialista, à medida que não encontrava sequer UM depoimento que sustentasse as acusações contra a médica.

A situação constrangeu servidores e pacientes, que aguardavam consultas com outros profissionais. Provando, mais uma vez, que sua perseguição obsessiva já está prejudicando o trabalho da profissional e dos outros funcionários que trabalham com ela.

Ronaldo gravou toda a sua humilhação pública em vídeo. Levou para casa, de onde, a partir das 13h20, passou a relatar o ocorrido no microblog Twitter. “@biabinader FALEI PARA VOCÊ NÃO ENCHER O SACO DO CAIO NUNES, VC NÃO OUVIU. MAIS TARDE VC ESTARÁ NO YOUTUBE.“, avisava o perfil do radialista, seguido por 42 pessoas na internet.

Quando começou sua campanha pessoal contra a médica, Ronaldo alegou que fazia uma série de reportagens sobre o atendimento das casinhas de saúde. Desde lá, a única profissional denunciada pela rádio CBN foi Bianca, que respondeu a uma sindicância em fevereiro de 2010, a pedido da rádio. O resultado dessa sindicância foi assinado em 23 de fevereiro, e atestava: Bianca Abinader era aprovada por 99% dos pacientes da casinha do Campo Dourado.

O resultado dessa sindicância nunca veio a público (leia mais em “A sindicância que a CBN cobrou, e o relatório que nunca divulgou). Em janeiro passado, Ronaldo Tiradentes teve acesso ao termo de posse da médica e ao seu histórico financeiro, documento cuja liberação só ocorre pela direção da SEMSA. Mas a sindicância, exigida, alardeada e comemorada por Ronaldo quando instaurada, nunca teve seu resultado publicado pela rádio.

Reincidência

Não é a primeira vez que Ronaldo é filmado em vídeo agredindo um servidor público. Em agosto de 2008, o radialista agrediu verbal e fisicamente a então secretária municipal de Meio Ambiente e um de seus assessores. O motivo era a retirada de uma árvore morta, nas imediações da rádio CBN, que corria o risco de cair e oferecia perigo a carros e pedestres.

O vídeo da agressão (assista aqui) ganhou o país quando o jornalista Luis Nassif repercutiu em seu site os ataques a Bianca, num artigo intitulado “A barra pesada da CBN Manaus”. O post de Nassif chocou leitores do país inteiro, e provocou uma avalanche de comentários indignados.

O vídeo gravado pelo radialista na tarde de terça, no qual absolutamente todos os funcionários rechaçam seus ataques, não foi publicado.

O Sindicato dos Médicos do amazonas – SIMEAM – já foi informado sobre o novo ataque de Ronaldo Tiradentes às equipes de saúde da Prefeitura Municipal de Manaus. Providências serão cobradas da SEMSA e da Justiça para que os funcionários das unidades de saúde e seus pacientes, abordados e constrangidos pelo radialista, sejam preservados.

A campanha da CBN contra Bianca Abinader chega ao seu 15º mês. A Prefeitura de Manaus, assim, contabiliza pacientes deixados sem médico no Campo Dourado (Zona Norte), no Morro da Liberdade (Zona Sul) e outros assustados no São José (Zona Leste).

Ronaldo e a CBN também moveram o aparato público, servidores e trâmites burocráticos (e isso custa dinheiro público) para conseguir sua sindicância em 2010. Com o relatório favorável a Bianca, a CBN conseguiu a instauração, em fevereiro deste ano, de nova sindicância.

Bianca, que atende seus pacientes entre 8h e meio-dia de segunda a sexta, precisou se ausentar do trabalho para depor à comissão de sindicância na última segunda. Novamente, pacientes deixaram de ser atendidos.

Sobre a nova sindicância instaurada pela SEMSA e as novas contradições do secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o site O Caso Bianca Abinader trará detalhes em breve.

Ao final do escândalo da tarde de terça, Ronaldo Tiradentes desligou sua câmera, deixou a unidade de saúde Amazonas Palhano e anunciou: vai voltar atrás de Bianca novamente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

12 respostas para A CBN Manaus ataca novamente

  1. Ajuricaba disse:

    Você sabe a origem da raiva do Ronaldo? Tem alguma coisa pessoal ou familiar? Não é possível uma coisa desse tamanho ser, digamos, gratuita…

  2. Mônica Santos disse:

    Indignação é o que define essa situação, dinheiro publico gasto a rodo por conta de uma picuinha pessoal isso é Brasil?

    fala sério

  3. @gezuizjr disse:

    Terça (15), quarta (16)

  4. Ingrid disse:

    Isso é lamentável. No mínimo.

  5. Carol Castro disse:

    Esse homem tá meio pirado! Tá na hora de fazer ele ficar na dele, já chega dessa confusão toda.. Além de tudo não ter fundamento, ele tá prejudicando (com a loucura dele), uma médica, pacientes e pessoas, relativamente, públicas!

  6. Cleudson disse:

    Sinceramente, acho que esse “radialista” deve ser é apaixonado por essa médica, só pode gente. Ninguém persegue ninguém dessa forma gratuita. Deve ter levado um belo de um fora dela e agora tá complexado e rejeitado. Se toca meu, vai fazer alguma coisa útil na tua vida e deixa a dos outros em paz.

  7. Gerson Batista disse:

    Será que ninguem da um jeito nesse doido.

  8. Luciano Prado disse:

    Não se iludam. Para fazer valer sua “verdade” esse rapaz vai usar todas as armas. As legais, as ilegais e as imorais.

    Portanto, essa deve ser uma batalha que a sociedade deve comprar. E sabe por quê?

    Porque amanhã pode ser qualquer um de nós. A Bianca sou eu, e você. O alvo desse rapaz não é ela especificamente. É qualquer um que ele possa utilizar para mostrar sua força.

    Os métodos utilizados pela velha imprensa são os mais selvagens possíveis. O objetivo é mostrar força, é demonstrar que pode ser mais forte que o Estado. É a tentativa de afirmar-se como poder paralelo. Não há outra explicação.

    Esse rapaz só age assim; sem temor às leis e as convenções sociais porque está amparado pela suposta força de seu patrão.

    Ele não teme nem mesmo o Judiciário. Ele sabe que pode, através da força do seu patrão, driblar a lei e o Judiciário.

    Portanto, meus amigos, o momento é o de nos protegermos. A hora é de protegermos a honra da cidadã Bianca e a sua família.

    Esse rapaz tem poder para isso e já mostrou que tem.

    O Estado brasileiro – através de suas instituições – tem o dever de proteger seus cidadãos contra esse tipo de barbárie, contra essa tirania. E em certos momentos o Estado só age se nós nos movimentarmos.

    Bianca, mulher, mãe, brasileira, cidadã tenha força. Não desanime. Você está do lado do bem.

  9. Pingback: Nassif cobra de Mariza Tavares posição sobre CBN Manaus | O Caso Bianca Abinader

  10. Romário Cabral disse:

    Eu não conheço dona Mariza Tavares pessoalmente mas já li muita coisa dela. Dizem que é poderosa e que manda e desmanda rádio. E que até o presidente da empresa, da rádio, tem medo dela. O tal Rubem Campos não mada nada e que ela decide o que quer e o que não quer. Desta vez ela foi longe demais. Quem conhece a CBN Manaus sabe que é preciso uma intervenção lá.

  11. Fernando M. de A. Filho disse:

    Como sempre conte com meu total e irrestrito apoio aqui em Brasilia-DF, vou levar o seu caso a alguns deputados que conheço aqui. Quero justiça!

  12. Márcia disse:

    Existe algo que se possa fazer além de ler isso e ficar indignado? É um absurdo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s